3 motivos para você regularizar toda sua rede perante a CEMIG

Com a crescente migração de provedores regionais para as redes ópticas, juntamente com o aumento da velocidade de conexão, fez com que a quantidade de cabos nos postes tenha crescido a cada dia.


Muitos ISP’s optam por implantar sua rede sem regularizar nenhum projeto com a CEMIG, muitas vezes isso acontece por não saberem a dor de cabeça em que podem estar se metendo.


Além do prejuízo financeiro, o problema trazido pela irregularidade pode ser tão grande que o dinheiro gasto será o de menos...


Nesse artigo vamos te mostrar 3 motivos para você regularizar sua rede com a CEMIG o quanto antes!


Motivo 1: A Cemig Está Aumentando a Fiscalização




No final de abril de 2019, os provedores que possuem contrato para utilização de postes com a CEMIG receberam uma carta com algumas considerações sobre o compartilhamento de poste.


Nesta carta foram reforçados alguns pontos chaves do contrato, entre eles a importância da rede estar conforme as normas da CEMIG e que a fiscalização estará mais presente. Inclusive RETIRANDO os cabos e cordoalhas de ocupações clandestinas sem nenhuma notificação! Isso tudo baseado no artigo 7°, parágrafo 7° da resolução 797, portanto, tudo dentro do direito dela.


Essa situação é totalmente diferente de alguns anos atrás... Antes a Cemig notificava os ISP’s que estivessem com ocupações clandestinas e os mesmos tinham um prazo para regularização, mesmo se não tivessem contrato.


Você consegue imaginar como ficariam os seus clientes se a CEMIG retirasse os seus cabos que já estão em operação? E o pior... Sem poder lançar cabos ópticos novamente.


Motivo 2: Os postes estão ficando sem ponto de ocupação



Conforme a demanda de fibra foi aumentando, os postes foram ficando cada vez mais cheios. Hoje em dia, vemos muitos postes lotados de cabos!


Mas você sabia que por norma a CEMIG permite o compartilhamento de apenas 4 pontos de fixação em áreas urbanas e exclusivamente 1 ponto em áreas rurais?


Ah... Pouca gente sabe, mas os cabos metálicos também contam como um ponto de fixação! Portanto, dependendo do tamanho de sua cidade, é melhor fazer o projeto para garantir sua rede legalizada o quanto antes.


O cenário para quem não garantir esses pontos não é nada bom... Com a fiscalização ficando mais rigorosa e os espaços nos postes mais escassos, quem não implantar sua rede de maneira totalmente legalizada não conseguirá alcançar a tão desejada migração para a fibra óptica.


Motivo 3: Está mais rápido aprovar o projeto



Algum tempo atrás, era bem mais demorado aprovar um projeto na CEMIG. Tudo era feito de maneira física, era necessário imprimir 3 vias do projeto, todos os dados dos equipamentos da rede e todas as planilhas de cálculo de esforço.


Isso sem falar da necessidade de todos os documentos serem assinados fisicamente pelo engenheiro responsável e pelo responsável pelo provedor... Tendo os documentos em mãos você precisava gravar um CD e enviar tudo isso à CEMIG. A análise demorava entre 30 a 60 dias.


Em caso de reprova, era necessário recolher todos os documentos fisicamente, fazer as correções, imprimir, assinar e digitalizar tudo novamente para depois enviar de novo! Consegue imaginar o quanto isso era demorado e trabalhoso?



Atualmente está tudo mais moderno... Desde a implantação do sistema GEDEX da CEMIG, ficou bem mais fácil o envio dos projetos. Além do que, isso facilitou no processo de correção e agilizou demais as solicitações. Já tivemos projetos consideravelmente grandes que foram aprovados em 7 dias!


Conclusão


Se você tem uma rede óptica ou está pensando em iniciar uma, o melhor a fazer é legalizar toda a sua rede!


Fazendo isso, você protege a sua rede dos concorrentes, de denúncias e retirada de cabos e caixas devido à falta de regularização. Tendo a certeza que sua rede está apta a operar, você garante a satisfação de seus clientes.


Hoje em dia, o provedor que se destaca, também toma todas as precauções burocráticas além de se preocupar somente com as partes técnicas da rede.


Se você não sabe como iniciar um projeto para legalizar toda a sua rede, entre em contato com a Ascent Telecom. Estamos há quatro anos aprovando projetos urbanos e rurais em todo o estado. Temos os profissionais qualificados e dedicados a resolver o seu problema.



402 visualizações

Av. Dr. Carlos Blanco, 240, sala 302 | Residencial Santa Rita | Pouso Alegre | MG | 37558-720 | 35 3422-2493

 

  • Facebook Social Icon

.